Vai um cafezinho? Bebida pode ajudar no emagrecimento
18/11/2022
Compartilhe este conteúdo
Para quem ama café, tomar a bebida é fundamental para começar bem o dia, relaxar depois do almoço e dar aquele gás no fim da tarde. Mas sabia que, além de ajudar no bem-estar, o cafezinho pode ser seu aliado da perda de peso? Paola Machado, doutora em ciência da saúde com foco em obesidade, explicou em sua coluna no VivaBem os motivos disso:
Redução do apetite
O consumo de café até cerca de 30 minutos antes de uma refeição faz com que você consuma menos calorias ao se alimentar. Uma das explicações para isso, conforme mostrou um estudo publicado no Food Research International, é que a cafeína reduz o nível de grelina (hormônio da fome).
Aumento do metabolismo
Em uma pesquisa, adultos com excesso de peso que tomaram quatro xícaras de café por dia tiveram perda significativa de gordura. A cafeína é um estimulante natural e contribui com o aumento do metabolismo (ou seja, faz seu corpo gastar mais calorias).
Disposição para treinar
Tomar uma xícara de café cerca de uma hora antes de ir à academia pode aumentar seu pique para fazer exercícios. Vários estudos mostram que a substância age no sistema nervoso central, fazendo com você tenha mais disposição para fazer atividade física, além de reduzir a percepção de esforço e retardar a fadiga.
Não exagere
O consumo excessivo de cafeína pode prejudicar o sono, aumentar a irritação, elevar a pressão arterial, afetar a absorção de vitaminas e minerais e o sistema gastrointestinal, gerando problemas como gastrite e diarreia. Recomenda-se um limite de até cinco xícaras por dia, ou cerca de 400 miligramas de cafeína. E lembre-se que a substância está presente em alguns tipos de chás, refrigerantes, energéticos e no chocolate. Para quem busca emagrecer, é preciso ainda evitar o uso de açúcar.