Curinga no cardápio, tomate é nutritivo e traz vários benefícios à saúde
21/09/2022
Compartilhe este conteúdo
Além de dar sabor a diferentes pratos, o tomate é muito nutritivo. O alimento é fonte de vitaminas A, B, C, K e minerais como fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro. Também tem licopeno, substância que dá a cor vermelha ao fruto e possui ação antioxidante, reduzindo o risco de diversas doenças.
Veja a seguir 3 benefícios que você colhe ao incluir o tomate no seu cardápio:
1. Proteção contra o câncer
O consumo de tomate reduz o risco de câncer de próstata, de pulmão e de estômago. O licopeno é um dos elementos que desempenham esse papel protetivo, pois impede a proliferação de vasos sanguíneos que nutrem as células tumorais, impedindo seu crescimento. O licopeno é ativado adequadamente quando o tomate é aquecido (em molhos, carnes, assado).
2. Faz bem para o coração
Estudos apontam que uma dieta com baixos níveis de licopeno e betacaroteno está associada a um maior risco de problemas cardiovasculares, como infarto e AVC. O licopeno ajuda a baixar o colesterol ruim (LDL) e reduz o estresse oxidativo.
3. Boa visão
Sendo um alimento rico em vitamina A, o tomate é benéfico para a saúde ocular, já que o nutriente é fundamental para o funcionamento da retina. Sua deficiência está associada a uma série de doenças da visão. Outros componentes do tomate benéficos aos olhos são a luteína e a zeaxantina, além do licopeno, que combate os radicais livres.